domingo, 28 de julho de 2013

Texto Dissertativo-Argumentativo

     Os esportes são recomendados para todas as faixas etárias, geram benefícios para quem os pratica como disposição física e uma melhora na qualidade de vida em geral. A falta destes exercícios associada ao consumo exagerado de alimentos gordurosos e açucarados (muito calóricos) podem gerar doenças a curto e longo prazo.
     Os adolescentes estão em fase de desenvolvimento, por este motivo devem regular sua alimentação, tornando-a balanceada e praticar esportes, pois estarão prevenindo, de certa forma, doenças que poderiam aparecer se houvesse um meio propício.
     A juventude de hoje está cada vez mais sedentária, juntamente com o restante da população, devido, principalmente, às facilidades oferecidas pelo mundo moderno. Porém há também, do ponto de vista do adolescente, vários fatores que contribuem para esta rejeição, entre eles estão a falta de tempo, preguiça, falta de dinheiro entre outros.
     Os motivos, os quais os adolescentes apresentam para a não prática, são alguns plausíveis e outros nem tanto. A falta de tempo é real, pois somando o tempo escolar com algum outro curso extracurricular, já se esgota todo o dia. Porém se houverem condições para a prática é bom fazê-la.

Entrevista: Adolescente que pratica esporte

Entrevistado: Pedro Aires

Adolescência e Esporte


Pergunta: Você acha que todas as pessoas devem praticar ao menos um esporte?

Pedro: Acho que sim, pois a prática de um esporte é essencial para o ser humano.

Pergunta: Por que é essencial?

Resposta: Por que faz bem pra saúde.

Pergunta: Em especial os adolescentes, porque você acha que eles deveriam praticar?

Resposta: Como eu disse anteriormente, faz bem pra saúde, e, além disso, eles não iriam ficar com a mente “parada” e ir se perder no mundo das drogas.

Pergunta: Qual o esporte que você mais recomenda para que as pessoas façam?

Resposta: Bem, eu sou praticante de futsal, então eu recomendaria o mesmo, mas pensando em geral, recomendaria uma atividade física, como por exemplo, a corrida.

Pergunta: Quantas horas por dia?

Resposta: 1 hora por dia, a depender da pessoa, pois cada um tem seu particular.

Pergunta: Caso a pessoa tivesse alguma deficiência física ou motora que a impedisse de se locomover, qual seria a melhor opção?

Resposta: Procurar um esporte adaptado.

Pergunta: Para encerrar essa entrevista, qual a mensagem que você deixaria para os adolescentes?

Resposta: Nunca deixe sua mente parada, pensando em besteira, sempre pratique um esporte que te faça feliz.

Gráfico: Porcentagem de pessoas que praticam na sala


Bate-papo: Vôlei


Anúncios: Vida Saúdavel




Texto Informativo: Benefícios do Esporte

Os esportes, como já é sabido pelas pessoas, faz bem para a saúde e também traz muitos benefícios para quem pratica. Facilitam o convívio social, nos exercícios em grupo, pois o grupo precisa ser unido para que se consiga os objetivos almejados.
O aumento da autoestima também é um dos benefícios, pois as pessoas que os praticam ficam mais saudáveis e fortes.  "O maior impacto acontece com pessoas que estavam muito acima do peso e passam a se enxergar de outra maneira depois de começar os esportes", afirma o educador físico Fábio Miranda.
Os exercícios geram disposição para quem os pratica, o corpo fica cansado somente logo após o esforço, porém nas horas seguintes o efeito é reverso, pois o cérebro libera a endorfina no corpo, que é o hormônio responsável por reduzir o estresse. Também diminuem a ansiedade, pois supostamente tiram a atenção da pessoa dos problemas e a direcionam para o que se faz.
O bombeamento de sangue para o cérebro e outras partes do corpo, quando se pratica atividades físicas, aumenta e também a formação de sinapses e aumentar a capacidade de comunicação entre os neurônios, de acordo com uma pesquisa feita pela UNICAMP. Estas reações impedem a geração de doenças como o Alzheimer e outras demências além de melhorar a memória e deixar o raciocínio mais rápido.
Os esportes também aumentam a serotonina e a dopamina, também hormônios, que melhoram o humor. Denise Diniz, coordenadora Setor de Estresse e Qualidade de Vida da UNIFESP, conta que o corpo só funciona corretamente quando há o equilíbrio entre o físico é o psicológico. "Quando uma pessoa triste ou desanimada consegue ânimo para se exercitar, também consegue ânimo para superar dificuldades psíquicas, como a depressão".
Um estudo da American College Sports Medcine (EUA) afirma que a prática diária de pelo menos 30 minutos de exercícios faz o praticante dormir melhor e mais facilmente. Os especialistas associam a endorfina como o fator que faz com que as noites sejam melhores.
Além de gerar todos estes benefícios, na pirâmide alimentar os exercícios físicos são colocados na base juntamente com a água, ou seja, é necessário uma grande prática e consumo de água para que se tenha uma boa saúde.








Existem muitos esportes para se praticar, que agradam todos os tipos de pessoas, abaixo uma lista de esportes e onde encontrar em Salvador:

·         Tênis – Onde encontrar em Salvador:

·         Hipismo – Onde encontrar em Salvador:
Equus Clube do Cavalo em Vilas do Atlântico
Escola de Equitação em Vilas do Atlântico

·         Karatê – Onde encontrar em Salvador

·         Judô – Onde encontrar em Salvador:

·         Taekwondo – Onde encontrar em Salvador:
Associação Marcial de Taekwondo tkdmarcial.blogspot.com.br

·         Natação – Onde encontrar em Salvador:

·         Futebol – Onde encontrar em Salvador:

·         Vôlei – Onde encontrar em Salvador:

·         Futsal – Onde encontrar em Salvador:

·         Jiu-Jitsu – Onde encontrar em Salvador:

·         Boxe – Onde encontrar em Salvador:
Boxe Elite: Av. Sete de Setembro n.º 507, Salvador, Bahia, Brasil;